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Compromissos Parmalat

PARMALAT PORTUGAL COMPROMISSOS SOBRE PUBLICIDADE E MARKETING DIRIGIDOS A CRIANÇAS

A Parmalat pretende assumir-se como um dos principais intervenientes no mercado global de alimentos funcionais com um elevado valor acrescentado, contribuindo para a melhoria nutricional e o bem-estar dos consumidores e alcançar uma clara liderança em determinadas categorias de produtos.


A Parmalat Portugal insere-se no grupo Parmalat que actua no sector alimentar e, cuja estratégia multinacional visa aumentar o bem-estar dos consumidores em todo o mundo. Consciente do seu papel na sociedade, tem como objectivo, proporcionar ao consumidor informação relevante sobre os seus produtos, promovendo estilos de vida saudáveis. A Parmalat Portugal procura assim, adequar os seus produtos aos perfis nutricionais de uma sociedade moderna, especialmente no que diz respeito às crianças.


O crescente aumento dos níveis de obesidade na Europa, são motivo de preocupação, especialmente no que se refere às crianças. Apesar de não estar comprovada a ligação entre a publicidade e os hábitos alimentares das crianças, a Parmalat Portugal concorda que é preferível evitar dirigir publicidade às crianças, quando elas são mais susceptíveis e expostas às comunicações comerciais sem supervisão dos pais.


No âmbito dos "Compromissos da Indústria alimentar sobre alimentação, Actividade Física e Saúde" adoptados pela FIPA e pela APAN a Parmalat Portugal assume os seguintes compromissos:


PUBLICIDADE
Não fazer publicidade dos nossos produtos em qualquer meio (TV, Imprensa, Internet), cuja audiência seja dirigida com um mínimo de 50% de crianças com menos de 12 anos.


ACÇÕES DE MARKETING
Não desenvolver qualquer tipo de comunicação de marketing em qualquer meio (TV, Imprensa, Internet) que seja essencialmente dirigido ou tenha uma audiência de 50% ou mais de crianças com idade inferior a 12 anos.


PRODUCT PLACEMENT
A Parmalat Portugal não apresentará os seus produtos em programas ou inseridos num contexto editorial, quando essencialmente dirigido a crianças em idade inferior a 12 anos.


PUBLICIDADE EM ESCOLAS
A Parmalat Portugal não desenvolverá qualquer acção de Marketing em Escolas de pré-escolar, 1º e 2º Ciclos (as quais são frequentadas por crianças abaixo dos 12 anos), excepto quando solicitado pelas autoridades escolares e para fins educacionais.


A EXCEPÇÃO AOS COMPROMISSOS
Neste compromissos da Parmalat Portugal não serão contemplados os produtos que satisfazem os critérios nutricionais específicos para um target até aos 12 anos, tais como:

  • o Leite Branco
  • o Leite com Chocolate Choco Power. No caso do Leite com Chocolate Choco Power , a sua fórmula inicial foi alterada com a redução de açúcar e de cacau, por forma a companhar os requisitos nutricionais adequados a um target inferior a 12 anos. Este produto está hoje perfeitamente adequado aos perfis nutricionais que o Ministério da Educação recomenda para esta faixa etária sendo distribuído actualmente como Leite escolar, por diversos agrupamentos a nível nacional.
  • Outros produtos que, no futuro, sejam colocados no mercado português e que preencham os critérios nutricionais destinados a crianças com idade inferior a 12 anos.

Este compromisso entrará em vigor a partir de 1 de Janeiro 2011.


CONTACTO:
Patrícia Coelho
Departamento de Marketing
E-mail: patricia.coelho@parmalat-pt.com


Parmalat Portugal, Lda
Rua de Pé de Mouro, 36
Linhó
2714-508 SINTRA
PORTUGAL
Tel: + 351 21 924 86 00