O Grupo Lactalis tem como compromisso incentivar modelos para uma alimentação mais sustentável
A transição dos métodos na agricultura e na produção industrial é essencial para reduzir o nosso impacto ambiental e desenvolver o potencial dos nossos colaboradores e das comunidades locais, garantindo, em simultâneo a sustentabilidade económica da empresa. A escala global do grupo é uma oportunidade para identificar, testar e replicar as melhores soluções para enfrentar os desafios do nosso tempo.
O grupo Lactalis optou por aderir ao Pacto Global das Nações Unidas e aos seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Em 2020 consultámos mais de 175 stakeholders (parceiros) internos e externos* em 14 dos nossos principais países.
Esses parceiros classificaram uma lista de 33 tópicos de CSR (Responsabilidade Social Corporativa), indicando aqueles sobre os quais as ações e compromissos da Lactalis são esperados para ter o maior impacto – o que nos permitiu identificar 3 tópicos prioritários:
O Grupo também continua a expandir o seu plano de CSR (Responsabilidade Social Corporativa) relativamente a outros tópicos importantes, tais como: questões sociais, promoção da diversidade, equidade e inclusão, nutrição, preservação da biodiversidade e florestas e combate ao desperdício alimentar.
*Os nossos stakeholders internos incluem representantes de funcionários, especialistas técnicos e membros da COMEX. Os nossos stakeholders externos incluem, os nossos consumidores, os nossos clientes, organizações representativas de nossos agricultores parceiros e ONGs.
Para garantir o rigor, a consistência e a fiabilidade da sua política, o Grupo tem um compromisso com as normas científicas internacionais.
Estamos comprometidos com a iniciativa Science Based Targets (SBTi), e toda a nossa trajetória de redução de carbono será submetida para a sua validação.
Para acelerar a transição para a redução de CO2 estamos a implementar planos, onde se destacam dois marcos intermédios de redução de emissões de carbono, os nossos compromissos serão:
– Até 2025, reduziremos as nossas emissões diretas de gases de efeito estufa, até pelo menos 25% (scop 1 e 2).
– Até 2033, reduziremos as nossas emissões diretas de gases de efeito estufa, até pelo menos 50% (scop 1 e 2).
– Estamos a implementar uma abordagem Carbon Net Zero até final de 2050 nas nossas emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa (scop 1, 2 e 3).
Procuramos o equilíbrio entre reduzir o material de embalagem e o seu papel na preservação da qualidade e segurança dos nossos produtos, e ainda a sua conveniência para os consumidores.
Os nossos compromissos:
A partir de janeiro de 2026, as futuras soluções de embalagem serão rastreadas através de uma ferramenta de eco-design.
A nossa ambição é ter a EMBALAGEM CIRCULAR perfeita.
Os nossos compromissos:
– Até 2033, ambicionamos ter embalagens 100% recicláveis.
– A partir de agora, pelo menos 30% de material reciclado incorporado nas nossas embalagens.
– Até 2025, eliminaremos o PVC de nossas embalagens.
Além da embalagem ideal e da melhor circularidade, queremos conscientizar os nossos consumidores, os nossos colaboradores e os nossos parceiros locais sobre o seu papel no desenvolvimento de uma economia mais circular.
Para ajudar os consumidores a adotarem as práticas corretas de triagem, 100% das nossas embalagens terão informações de gestão de resíduos com indicação do ecoponto adequado, até 2025.
Em paralelo, apoiaremos projetos e plataformas para desenvolver esquemas de triagem e reciclagem em países onde eles não existem.
Apoiamos as nossas Explorações agropecuárias parceiras para uma melhoria contínua:
– 100% dos nossos técnicos de laticínios serão treinados em tópicos de bem-estar animal para aconselhar os nossos produtores de leite parceiros, sobre as melhores práticas.
– 100% dos nossos produtores de leite parceiros serão avaliados em bem-estar animal até 2025.
Eliminaremos as práticas mais problemáticas, relativamente às condições dos animais.
Os nossos compromissos:
– Eliminação do corte de cauda.
– Eliminação da descorna agressiva.
– Eliminação do uso de ovos e derivados de sistemas de gaiolas.